Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Welcome!

Fico pensando e já tentei entender inúmeras vezes o porque gosto tanto de música americana, sendo que sou brasileira. O certo seria eu gostar da minha música, da música do meu país, certo? Mas definitivamente não é isso que sinto. Respeito muito a música popular de meu país, e até gosto de muitos sons e ritmos nossos. No entanto, nada exalta minha alma como a música roots americana. Isso mesmo, música ROOTS americana. Não falo da música que toca nas rádios, música cormercial vazia. Mas sim de Blues, Jazz, Bluegrass, Zydeco, Tejano, Cajun, Country, Gospel, Honky-Tonky, Rock´n Roll, Folk e todos seus derivados. Música que conta histórias, que emociona.

A primeira vez que ouvi rock´n roll, The Beatles mais especificamente, eu era criança, devia ter meus 11 ou 12 anos, mas me lembro como se fosse hoje a sensação que tive ao colocar o disco, estava curiosíssima para saber o que contia alí. Sempre ouvira falar sobre eles, mas nunca tinha tido contato. Então, achei esse disco na casa dos meus tios. Me lembro da minha curiosidade vendo aquele disco duplo, capa vermelha, na primeira capa eles novos, na quarta capa eles mais velhos cabeludos e barbudos, pra mim aquilo era engraçado, diferente e fiquei curiosa, queria saber o que eles tinham a me dizer. Quando ouvi o primeiro som do disco, Love me do, uau... fiquei arrepiada... apesar de ser muito nova, aquilo pra mim foi um momento mágico... sem palavras!

Então foi amor a primeira vista, ou a primeira ouvida (risos). Eu nunca mais fui a mesma depois desse dia, nunca mais... Eu ouvia música brasileira, todos os estilos...mas agora, tinha descoberto o que realmente me provocava, me fazia questionar o mundo e a mim mesma, o rock´n roll. Tanto é que fui aprender inglês para entender o que eles estavam me dizendo, e hoje sou professora de inglês.

Bom, os Beatles não são americanos, são britânicos. Mas, antes de inovarem a música mundial, tocaram o simples e bom e velho rock´n roll americano de Buddy Holly e Chuck Berry. É disso que estou falando! E foi através dos Beatles que conheci esses caras. Ora, depois fui descobrindo muitas outras coisas do rock´n roll, e logo mais tarde, descobri que meu tio era fã de rock´n roll. Ai foram momentos inesquecíveis, conversas, histórias e mais histórias do rock que fui aprendendo com ele. E minha paixão só ia aumentando cada vez mais.

Teve uma época que fiquei cega, só via rock em tudo. Depois comecei a tocar e ficar mais seletiva no rock e passei a ouvir jazz, musica instrumental e blues. Mais tarde, comecei a estudar bandas específicas e ficar psico nelas. Fui ficando mais velha e sem desistir do que amava fui beber de outras fontes, e ai descobri que a minha pegada mesmo é a música americana. Até danço um forrozinho, um reggae, ska, ouço um chorinho ou uma bossa de vez em quando, é bem legal! Mas, nada me tira do sério com um slide de guitarra chorando a mulher amada ou um dia de sofrimento na plantação de algodão. Isso realmente me arrepia!

Decidi então, ir pesquisar um pouco sobre isso e compartilhar com os amigos que gostam do mesmo que eu. Todos estão convidados a participar. A intenção é aprender sobre esse universo tão maravilhoso que é o da musica roots americana. Música que atravessou fronteiras, inspirou o mundo e é tão genial. Mais uma vez, não quero comparar a música americana com a brasileira. A história da música brasileira deve ser tão ou até quem sabe mais genial que a americana. Porém, estou falando aqui de sentimento, algo que vem de mim e de todo mundo que compartilha do mesmo gosto musical que eu.

ENJOY!

2 comentários:

  1. Ae Andreia, mandou bem no texto de abertura! O mais legal é lembrar de onde vem nosso gosto, qual foi a "nossa" raíz musical...
    É nóis. Logo tô postando o meu texto de boas-vindas. :)
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andreia,
    Parabéns pelo texto, que já dá uma ideia inicial do que vai nortear este blog: paixão e sinceridade! Que bom que o amor seu e do Will pela música geraram este blog musical.

    Parabéns aos dois!

    Wesley
    http://wesleyescritosebesteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir