Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

UMA BREVE CRONOLOGIA DO BLUES

1619 O primeiro navio de carga de escravos americanos é vendido para colonialistas na Virgínia. Logo em seguida começam a surgir as canções de lamentação nos campos. Nos séculos seguintes as canções de trabalho, tradição oral, crenças religiosas e praticas, e ritmos se misturaram com as melodias europeias e também com formas de música folk americanas. Então, a semente do blues foi plantada. 1833 Christian Friedrich Martin constroi seu primeiro violão feito na America.

Christian Friedrich Martin

1843 O primeiro show público de menestréis foi apresentado por todos os menestréis brancos de Virgínia com os rostos pintados de preto. Em manifestação para o direito dos negros de terem entretenimento. 1863 A Proclamação da Emancipação liberta os escravos nos estados confederados. Em 1870´s seguinte a Reconstrução, os estados do sudeste impõem a segregação. 1903 Lider de banda negro W. C. Handy ouve o Blues estilo Delta no Mississipi. 1910 Indignado por um linchamento W.E.B DuBois co-funda a Associação Nacional para o Progresso da População Negra. ( National Association for the Advancement of Colered People – NAACP). 1912 Handy lança “The Memphis Blues”. Baby Seals lança “ Baby Seals Blues” e Hart Wand e Lloyd Garret lança “Dallas Blues”. Essas são as primeiras composições com Blues no título. 1914 – Handy lança o hit “ St. Louis Blues”. Música que transforma o Blues em um estilo musical parte integrante da música popular americana. Mais tarde, ele se torna conhecido como o “Pai do Blues”.










1917 O “Chicago Defender” ( Jornal de Chicago ) chama os negros americanos para fugir do Sul e ir para o Norte em busca de melhores condições de vida. (O jornal, semanalmente publicava vagas de empregos e todo tipo de anúncios e informações, para ajudar as pessoas a migrarem). Os EUA entram na Primeira Guerra. 1919 Ratificação da Décima Oitava Emenda promulga a Proibição de venda de bebidas alcoólicas nos EUA. Bares ilegais de música ao vivo na época da proibição (conhecidos como speak-easies), festas em casas e estabelecimentos que tinham juke-box, atraiam os beberrões. Motins raciais se proliferam no Norte. 1920 Mamie Smith estabelece “Crazy Blues” como a primeira gravação de blues feita por uma negra pela Okeh Records.

A indústria fonográfica substitui as partituras enquanto o blues se populariza. O propagação do rádio disponibiliza a música a toda nação. 1922 A primeira leva de tratores para colheita chegam, ajudando os trabalhadores da roça. 1923 Ma Reiney grava “ Bo-Weavil Blues” pela Paramount e uma onda de novas cantoras de blues do sul aparece. 1925 Blind Lemon Jefferson faz a primeira gravação pela Paramount. O processo eletrônico de gravação é introduzido no mercado e as gravadoras pressionadas pela competição com as rádios lança novos estilos como o folk. 1927 Ocorre a grande enchente do Rio Mississipi. 1928 O Piano Blues surge nas adegas do Sul e nas festas de Chicago. Clarence “Pine Top” Smith faz sucesso com “ Pine´s Top Boogie Woogie”. Leroy Carr and Scrapper Blackwell são os pioneiros no dueto guitarra – piano. O take “It´s Tight Like That” de Tampa Red e Georgia Tom Dorsey apresenta a dança sexualmente carregada do piano blues conhecida como hokum blues. 1929 Surge o Black Friday (dia após o Dia de Ação de Graças, o qual há uma grande queima de estoque no país inteiro). Acontece a Grande Depressão. O mercado fonográfico perde força e gravadoras pedem falência nos próximos anos. Bessie Smith aparece no filme “St. Louis Blues”. Blind Lemon Jefferson morre congelado em uma tempestade de neve em Chicago. 1930 Bukka White estréia na Victor Records. 1933 A Proibição é revogada. John e Alan Lomax começam a garimpar o Sul em busca de artistas para gravações de folk e blues de campo. Assim, eles imortalizam Lead Belly quando o gravam em uma penitenciária na Louisiana. Graças ao novo acordo do presidente Roosevelt e Administração Pública do Trabalho, os Negros, que em geral eram Republicanos, começaram a mudar de partido. As autoridades do Vale do Tennessee criaram represas para conter as enchentes e erosões, enquanto abastecem parte do Sul com energia. 1934 Robert Johnson faz suas primeiras gravações para Vocalion. Dois anos depois ele morre no Mississipi, vítima de um whiskey envenenado. 1937 Bessie Smith morre em um acidente de carro no Mississipi. 1938 Carnegie Halla apresenta o primeiro festival From Spirituals to Swing, que tem como participantes Big Bill Bronzy, Sonny Terry, e outros grandes do blues. 1949 Lead Belly toca na França e se torna o primeiro blues man a tocar em carreira solo na Europa. 1961 A Columbia lança um LP coletânea do Robert Johnson chamado “ King of the Delta Blues Singers”. 1964 Recentimente redescobertos pelos fans de blues, Son House e Skip James tocam no Newport Folk Festival. 1976 A cantora e compositora Joni Mitchell vista o blueseiro Furry Lewis em Memphis. Essa experiência inspira a cantora a compor “Furry Sings the Blues”, a faixa está no álbum Hejira.


Trecho traduzido do livro American Roots Music. Páginas 34 e 35.

SANTELLI R., WARREN H.G., BROWN J. American Roots Music. Tradução das páginas: 34 e 35. New York, NY. Harry N. Abrams, Inc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário